quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Cobertor.


Vi aquele pedaço de aurora quando mal os olhos da lua iam se pondo nas vistas do sol. Retalho de algodão primoroso. Dei a costureira para que fizesse um bom e quente cobertor. Seria usado para cobrir o novo amor ou o amor que se foi e deixou os lábios gelados.

Não é uma loja, é um armarinho. Costura para as beatas da igreja que é em frente, algumas encomendas de reparação e bainhas que já se arrastam contando as histórias dos paralelepípedos. Faz alguns modelos e expõe na sua vitrine para vender. Quase ninguém compra, mas há muito aquilo deixou de ser um comércio para ser um ofício. Arrepiou-se quando abriu a caixa. Com os dedos furados pelos anos de costura tirou lá de dentro a minha fazenda. Falou-me que usaria o tear de pregos e o estilo seria com ponto ziguezague, toques de escama e algo mais infantil para não perder a matéria angelical. Continuou dizendo que não ficaria maior que 2 metros de cumprimento por 3 de largura: tamanho solteiro.

Basta-me aquecendo os olhos da ilusão. Será razoável quando a dor me parecer insuportável, o dinheiro não me for sinônimo de riqueza, o vinho não simbolizar o sangue do cordeiro, a crença não pedir trem para a guerra e o sacrifício não for uma forma de esconder a falta de prazer em acender pelo menos mais um fósforo.

Só após meia dúzia de meses a danada marcou para me entregar a encomenda. Fui atacado de tamanho ciúme – o cobertor tinha sido usado. Ensaiei algumas palavras ofensivas, busquei alguns verbetes mais que especialmente feios, mas antes de tudo isso, ela me disse que Clara teve noites e dias de muito inverno, mesmo quando o sol era radiante. Perplexa com tanta angústia além de tentada cedeu aos pedidos da moça.

Nunca mais vi a costureira, mesmo passando diariamente em frente ao seu armarinho. Nunca conheci Clara com quem para sempre ficou aquela peça. Sei que Clara curou-se, teve filhos e foi ser feliz. Abri a janela pela manhã e lá estava novamente o pedaço de aurora. Dessa vez não o peguei. Colocar em cativeiro o que é livre pode passar do atelier para a prisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário