segunda-feira, 3 de maio de 2010

[divinas Deusas]

Eu tinha 16 anos quando conheci a minha primeira Deusa. Ela tinha pouco ou quase nada de seio. Era mignon e lá nos seus quinze anos, suas curvas eram verdadeiros desenhos para meus olhos. Mas, não era o que me enfeitiçava, o que me fazia tremer ao seu lado, errar as palavras e me encabular, era que eu tinha certeza que ela tinha a capacidade de ler meus pensamentos.

Desde lá essa peculiaridade tenho mantido. Essa de perder as palavras diante das mulheres que elejo como Deusas. De repente estou pálido, menino pequeno sem palavras.

As Deusas são sobrenaturais, não por causa dos seus corpos, mas porque podem ler tanto nossos desejos mais românticos, como também os selvagens pensamentos masculinos. Isto nos confunde e confundidos nos sentimos ninguém. Mesmo antes de você a convidar para ir ao cinema, a Deusa já sabe. Ela sabe que você vai ligar, ela sabe que você vai tirá-la para dançar, ela sabe de tudo. Inclusive que você a quer toda nua. A Deusa sabe das nossas desculpas, das nossas culpas e dos medos. A Deusa está lá e permanecerá lá.

Temos que aprender a diferenciar monumentos de Deusas. Monumento é tudo aquilo que o homem é capaz de construir. Tem a estátua da Liberdade nos EUA, em Salvador tem a Praça dos Quatro Apitos, em Brasília tem o Planalto, o Laçador aqui em Porto Alegre e a nova moda agora parece ser a de construir mulheres. Nesse tipo de arquitetura vale desde malhação em academias 24 horas, silicone, injeção disso, creme daquilo, planta baixa, pé direito, lipo e comprimido. Parece inclusive, que a Votorantin está querendo lançar no mercado um cimento que não daria rejeição na pele humana. Pronto, seria a queda do butox.

Nos dias de hoje se proliferaram os Monumentos e não as Deusas. Vai desde aquelas mulheres que estão na mídia como a Adriane Galisteu, as tiazinhas, as feiticeiras, as Déboras Secos, enfim, é uma fábrica. Uma coisa meio parecida com a linha em série pensada lá pelo Henry Ford, cada ano tem um modelo novo no mercado. Além desta produção de celebridades também tem a produção dos monumentos que habitam o mundo dos normais. São as menininhas de quinze anos se bombando, são as mulheres de mais de quarenta que resolvem se repuxar toda para ter cara de menininhas. É um tal de meter airbag, que ao meu ver nem condiz com a paixão nacional dos brasileiros. Vai acabar tendo mulher por aí que também terá que dar seu peso em litros e não mais em quilogramas.

Mesmo hipnotizados por essas bundas virtuais, por esses abdomens hiper-realistas, por esses seios desproporcionais, por essas bocas desenhadas pelos discípulos do Pitangui. Envoltos por uma noite que é o tchan. Uns até querendo que suas mulheres se tornem essas Torres de Pizza, nós homens sabemos, que nenhum tesão dura mais de três meses se não tiver amor. Talvez seja uma boa explicação para entender que só as Deusas vêm realmente da terra de Ícaro. Já vi e sei de homens e mulheres que fizeram de tudo fisicamente porque seus pares lhes trocaram por corpinhos mais sarados e de nada adiantou para reconquistarem o amor perdido. O relacionamento não voltou e aquela onda com um corpinho sarado caiu na mesmice.

Resumo da Ópera. Devemos insistir no amor. Acredito que os homens temem mesmo as mulheres que eles amam. As mulheres que possam levar nosso coração.

Particularmente acredito que todas as mulheres, inclusive essas taxadas de monumentos, todas elas esperam um dia ser tratadas como Deusas. Querem sentir o outro gaguejar em sua presença porque o amor atrapalha as palavras. Esperam por bilhetinhos que contem que saudade mata a gente, ir lá na caixa de e-mail e ver um poema do Mário Quintana. Toda mulher espera uma rosa roubada do jardim da vizinha. Toda mulher sonha com um beijo na chuva, um café da manhã na cama que você mesmo fez. Toda mulher deseja alguém que converse sobre a alma, mais do que futebol, marcas de carro e corridas de fórmula 1.

“Eu te amo” é uma frase apenas com 3 palavras. Ela pode estar escrita no espelho, no papel ou nos olhos. Penso que estamos precisando urgentemente nos alfabetizar novamente. Essa é outra peculiaridade das Deusas – elas são grandes leitoras.

7 comentários:

  1. Adorei Sander! A alma feminina completa em seu texto, mas que infelizmente se perde com os apelos à estética. Que bom que ainda existem homens que pensam como vc. bjs

    ResponderExcluir
  2. Espaço para sonhar, para idealizar, é isso que gosto nos teus textos. Nada muito pronto, comida "fast-food", plástica perfeita. Levei muito tempo para compreender que minhas imperfeições estéticas impulsionaram a minha busca pela melhoria da alma, e que é lá que residem meus anseios, minhas melhores qualidades, minhas angústias e os meus próprios sonhos. Silicone não está entre eles, e apesar de ser uma ótima leitora, és o primeiro que me faz pensar que posso estar na categoria de "Deusas"! Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Beijo na chuva...eu te amo...é uma pena que a maioria das mulheres hoje se esqueceu da condiçao de Deusa. Tens razão: é preciso insistir no amor.

    ResponderExcluir
  4. Olá Lê,
    é sempre lindo quando apareces por aí. Uma mulher bonita andando pela calçada é linda. Um mulher bonita abrindo seu espaço é linda.
    Uma mulher bonita com o corpo bonito é linda. Não podemos é desenvolver uma indústria do sacrifício. Isso me parece triste. E o poeta já disse que tristeza não tem fim...
    Beijos
    Sander Machado

    ResponderExcluir
  5. Olá Plantrade,
    os budistas tem o caminho do meio e os gregos falavam de temperança. Nada disso quer dizer equilibrio. É meio tipo feijoada, temos que saber o que nos dá prazer, não é tirar o prazer. dar o nosso ritmo sem se embriagar.
    Tenho certeza que és uma Deusa. E que como deusa merece o melhor da vida.
    Beijos
    Sander Machado

    ResponderExcluir
  6. Olá Andréia,
    Platão é o cara que tem a melhor definição ao meu ver de amar. Diz ele que amar é servir. Depois que li isso, pensei que servimos alimento. Então escrevo sempre amando. É essa minha forma de servir esse meu alimento em forma de palavras.

    beijos,
    Sander Machado

    ResponderExcluir
  7. Andas bem inspirado, está apaixonado?

    ResponderExcluir